Rating: 2.9/5 (431 votos)




ONLINE
2






Perguntas Frequentes

Veja abaixo as perguntas mais frequentes que são feitas no nosso Grupo no facebook, no nosso fale conosco e até mesmo no fórum de discussões.

 

Antes mesmo de você fazer uma pergunta, verifique se você encontra uma resposta nas perguntas feitas.

Caso sua pergunta ainda não foi feita, deixe registrada na caixa de mensagem logo abaixo.

 

1- Como faço para ser um Policial?

Rª - Primeiro, para ser um Policial, seja Civil ou Militar, você precisa saber qual o cargo você pretende nas Polícias. Depois de saber qual o cargo você pretende, deve verificar quais são os requisitos necesários para cada cargo.

Por exemplo: Existem cargos que exigem o Ensino Médio Completo, outros exigem Ensino Superior em qualquer área e outros exigem um bacharelado em determinada área. 

vejamos: Para ser um Soldado da Polícia Militar, você precisa ter entre 18 e 30 anos de idade. precisa ser habilitado na categoria "B", dentre outros requisitos.

Para Agente Policial, Auxiliar de Necropsia, Atendente de necrotério, Auxiliar de Papiloscopista, é exigido o Ensino médio dentre outros requisitos. 

Para Investigador, Escrivão na Polícia Civil, precisa ter Ensino Superior em qualquer área.

Para Perito Criminal, precisa ser Bacharel em algumas áreas como: Engenharia Civil, Direito, Biologia, etc. Já para Delegado na Polícia Civil, precisa ser Bacharel em Direito. 

Verifique os Editais anteriores e consulte quais são os requisitos para cada cargo.

Depois de verificar se você possui os requisitos exigidos para cada cargo, deve estar atento à abertura das inscrições, se inscrever, pagar uma taxa e se preparar para a primeira fase do concurso que é a prova objetiva.

Mais detalhes do concurso você encontra no edital. caso o concurso que você pretende fazer não está aberto, verifique um edital anterior, pois se mudar, muda pouca coisa. 

 

2- Onde encontro o Edital e como saber se tem concurso aberto?

Rª: O Edital de abertura, você encontra no site da organizadora do concurso, por exemplo, para as Polícias Civil e Militar do Estado de São Paulo, a Organizadora é a Fundação Vunesp.

Mas você pode clicar na página fase dos concursos aqui no site que terá todas as informações dos concursos para as Polícias que estão previstos, abertos e em andamento.

 

3- O que faz a Polícial Civil e a Polícia Militar?

Rª: De acordo com a Constituição Federal, em seu Artigo 144, cada Polícia tem a sua função.

Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:

I - polícia federal;

II - polícia rodoviária federal;

III - polícia ferroviária federal;

IV - polícias civis;

V - polícias militares e corpos de bombeiros militares.

§ 4º Às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares.

§ 5º Às polícias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública; aos corpos de bombeiros militares, além das atribuições definidas em lei, incumbe a execução de atividades de defesa civil.

 

4-  Quais são as matérias que caem nas provas?

Rª: Várias matérias caem nas provas dos concursos para Policial, depende do concurso em que vai prestar e qual o cargo.

As matérias de Português, Matemática, raciocínio lógico, direito em geral, são as que sempre caem nas provas, mas você precisa estar atento ao edital de abertura. 

Veja também na página Matérias aqui no site.